Saiba como a terceirização de processos administrativos e financeiros pode ajudar sua empresa

Terceirizar os processos administrativos e financeiros da empresa é uma ótima alternativa para aqueles negócios que não têm equipe específica para esse tipo de atividade dentro da própria empresa. Por exemplo, uma padaria tem como principal objetivo fabricar e comercializar seus produtos, mas num todo, seu time não tem experiência nem mão de obra para a área financeira.

Esse tipo de terceirização chama-se BPO (Business Process Outsourcing) e é bastante comum no mundo dos negócios, já que o objetivo é fazer com que a empresa foque seus esforços e recursos às suas atividades principais.

Neste artigo vamos falar sobre os benefícios do BPO e dar mais detalhes sobre ele. Continue a leitura!

 

Como funciona o BPO?

Pra começo de conversa, é importante destacar que, conforme o Sebrae, 42% das organizações fecham dentro de dois anos de funcionamento, e um dos principais motivos para isso acontecer são as dificuldades na gestão financeira.

Nesse sentido, vale a pena lembrar que ter uma equipe especializada para gerir as atividades financeiras pode ser crucial para ter sucesso no mundo empresarial. E, como já citamos, quando não há equipe para isso, é possível terceirizar para que também seja feito da maneira correta.

Portanto, o BPO financeiro funciona por meio da contratação de um escritório de contabilidade, especialista em gestão financeira para cuidar de todos os processos financeiros da empresa. Essa parceria é estratégica para o negócio, pois entrega benefícios como otimização de tempo, economia de recursos e vantagem competitiva.

Diferente da Consultoria, que é um serviço de aconselhamento financeiro, onde os profissionais da contabilidade não se envolvem de maneira prática, o BPO funciona como um braço da sua empresa, só que “fora” dela.

 

Quais são os benefícios do BPO?

Entre as maiores dificuldades dos empresários em manter um negócio organizado é a falta de tempo. Por isso, uma das maiores vantagens de contratar uma empresa para fazer a gestão financeira completa é a possibilidade de manter o foco onde realmente importa: fazer o que o empreendedor sabe fazer dentro do seu ramo.

Além disso, possibilita que o empresário tenha controle detalhado sobre todos os recebimentos, saídas, vencimentos e gestão inteligente do fluxo de caixa. Ah! Sem contar no custo-benefício que o BPO proporciona, afinal, não é preciso contratar um funcionário especificamente para esse trabalho.

  • Outros benefícios de terceirizar os processos financeiros da empresa:
  • Redução da inadimplência, por ter um processo estabelecido de cobrança;
  • Melhoria do ambiente de controle e governança por conta da existência de áreas aprovadoras e executoras;
  • Automação dos processos gerenciais, porque a companhia compreende a relação entre objetivos, recursos e capacidade produtiva e isso diminui riscos, eleva a produtividade e potencializa os lucros;
  • Monitoramento contínuo com geração de relatórios e indicadores de desempenho, a fim de identificar aspectos que precisam ser ajustados, melhorar a qualidade da informação e aprimorar a estrutura do negócio;
  • Diminuição dos custos operacionais devido à padronização das rotinas de trabalho e automação dos processos.

 

O setor financeiro é uma área que precisa de muita cautela ao ser gerenciado, por isso, terceirizar essa área pode ser peça chave para o crescimento de uma empresa e colher muitos benefícios.

Ao escolher o Escritório Domínio, os benefícios podem ser ainda melhores, pois estamos aptos a fazer um efetivo BPO para o seu negócio.

Fale com nossa equipe pelos telefones (54) 3232.4740 ou (54) 3232.2651 e tire todas as suas dúvidas. Se preferir, envie um e-mail para contato@escritoriodominio.com.br.