É só dar uma passadinha no supermercado para perceber que tudo está com os preços “pela hora da morte”, como dizia minha avó. Infelizmente, quem é Pessoa Física não tem uma forma de contornar essa situação, a não ser cortando e remanejando gastos. Por outro lado, Pessoas Jurídicas ainda podem encontrar formas alternativas para driblar os altos preços no país, legalmente é claro. É o que chamamos de Elisão Fiscal.
A Elisão Fiscal é uma estratégia contábil que visa fazer a entrada e a saída de mercadorias e serviços com a menor carga tributária possível e com a maior conformidade fiscal possível, ou seja, ela reduz custos da carga de impostos da sua empresa por meio de um bom planejamento tributário.
Essa estratégia é uma maneira simples e correta de pagar menos impostos. Boa leitura!
Como funciona a Elisão Fiscal?
Por meio da elaboração de comparativos tributários é possível fazer análises das possibilidades mais baratas de enquadramento tributário de uma empresa, por exemplo. Aqui no Escritório Domínio Contabilidade utilizamos um software onde é possível parametrizar os produtos e serviços, com qualidade de informações.
Dessa forma é possível, após alguns meses de acompanhamento, gerar um relatório comparativo de tributos dos três tipos de enquadramento atuais: Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional.
Ao descobrir o formato mais vantajoso para a empresa, os custos extras com a Receita Federal serão, automaticamente, ajustadas. Essa é uma maneira muito inteligente que utilizamos para gerar economia no pagamento das obrigações fiscais.
Elisão Fiscal NÃO é sonegação de impostos
Por muito tempo, planejamento tributário era sinônimo de sonegação tributária. Pensamento ultrapassado, já que o próprio STF já se manifestou favorável. Elisão Fiscal é diferente de Evasão Fiscal, ok?
A Evasão Fiscal é o ato de falsificar declarações, omitir informações ou não fazer a emissão de notas, por exemplo. Ela acontece sempre depois da geração da obrigação tributária. Já, a Elisão Fiscal é o ato de encontrar o melhor regime tributário para a empresa, dentro da legislação, e reduzir os gastos.
Para aqueles que estão abrindo um novo negócio, a melhor forma de se informar sobre essas e outras obrigatoriedades, certamente é conversando com uma empresa contábil ou um profissional contabilista. Afinal, para cada passo errado que uma empresa realiza ou para cada passo certo que deixa de realizar, há uma multa pecuniária prevista em alguma legislação.
A Consultoria Tributária salvou uma empresa de Vacaria
Uma empresa de Vacaria do ramo varejista de pneus e peças para veículos procurou o nosso Escritório – Domínio Contabilidade e Consultoria, com a queixa a respeito de estar enquadrada no Simples Nacional e com ameaça de ser excluída do regime por conta do alto faturamento.
Assim que os responsáveis pela empresa chegaram até nossa equipe, percebeu-se que era possível migrar para regime de Lucro Presumido, afinal o comparativo tributário mostrava que a carga de tributos ficaria mais amena.
Não é novidade para ninguém que a alta dos impostos tira o sono de quem é empresário, sendo assim, essa é a principal dor da maioria deles quando chegam aqui no escritório.
É por isso que temos um cuidado fundamental com essa área tão dolorosa. Além dos profissionais incríveis e altamente qualificados e nossa tecnologia de ponta, oferecemos aos clientes acompanhamentos mensais, debates, reuniões e participação nas decisões que devem ser tomadas.
Se você é um dos empresários que sofre com a alta dos impostos, pense em como a Consultoria Tributária pode fazer diferença nos lucros do seu negócio. Nós, do Escritório Domínio, estamos aptos a fazer um bom planejamento tributário para a sua empresa, esteja ela no início ou não, gerando uma situação capaz de render uma excelente economia de impostos para a organização.