Entenda o que é preciso fazer para receber a restituição do Imposto de Renda

Quem declarou o IR em 2022 deve ficar atento, pois desde o dia 31 de maio já estão sendo pagas as restituições do Imposto de Renda a quem tem direito. Estão aptos a receber os valores da Receita Federal, os contribuintes que pagaram mais imposto do que o devido no ano anterior.

Por vezes, os brasileiros têm dúvidas sobre como funciona a restituição do Imposto de Renda, como receber e o que deve fazer para que tenha direito. Vamos detalhar esses pontos a seguir. Boa leitura!

 

Como saber se você tem direito à restituição do Imposto de Renda

Após fazer a declaração do seu Imposto de Renda, você já fica sabendo se tem direito a receber a restituição ou não, mas se não obteve essa informação, é possível conferir via aplicativo da Receita Federal ou no site.

  • Pelo aplicativo:
    Passo 1: baixe o aplicativo Pessoa Física, da Receita Federal. Abra-o e toque em “Consulta Restituição”;
    Passo 2: em seguida, digite o número de CPF e o ano referente à consulta. Toque no ícone de lupa para pesquisar;
    Passo 3: receba os resultados sobre sua declaração e a possível restituição.
  • Pelo site:
    Passo 1: clique aqui para acessar a página da pesquisa de restituição no site da Receita Federal. Digite CPF, data de nascimento e ano de exercício, confirme o captcha e pesquise;
    Passo 2: veja o resultado.

Esse reembolso acontece no Brasil porque aqui no nosso país o imposto devido é pago antes ao governo e só depois, caso você tenha pago a mais, é que ele é devolvido a quem contribuiu.

 

Quanto tempo demora para receber a Restituição do Imposto de Renda?

Mesmo quem declarou o imposto de renda com antecedência deve saber que há casos prioritários para receber a restituição, que seguem a seguinte ordem: idosos a partir dos 80 anos, pessoas entre 60 e 79 anos, contribuintes com algum tipo de deficiência física ou mental e contribuintes cuja sua maior fonte de renda seja o magistério. Só depois desses grupos é que a prioridade é para quem entregou primeiro.

Além disso, saber quando vai receber a restituição também depende de outros fatores como se a declaração está correta e se não há pendências.

O calendário da restituição em 2022 está assim:
• 1º lote: 31 de maio (pago)
• 2º lote: 30 de junho (pago)
• 3º lote: 29 de julho
• 4º lote: 31 de agosto
• 5º lote: 30 de setembro

A restituição do Imposto de Renda é paga pela Receita Federal via débito em conta Corrente ou Poupança do contribuinte, não é necessário fazer solicitações, o pagamento cai na conta automaticamente quando chegar a sua vez de recebê-lo.

Importante: A conta indicada para receber a restituição deve ser do próprio declarante.

 

Dicas para aumentar a sua restituição do Imposto de Renda

O Imposto de Renda é uma taxa cobrada pelo Governo Federal todos os anos. O valor é proporcional à renda do cidadão, ou seja, quem ganha mais paga mais, conforme a tabela da Receita Federal. Mas você sabia que é possível informar algumas despesas que podem reduzir o imposto devido e assim, aumentar a restituição?

Entre as despesas que abatem no Imposto de Renda estão: gastos com dependentes, despesas com saúde e educação, plano de previdência PGBL e pensão alimentícia.

Portanto, quando for entregar os documentos para efetuar sua declaração do imposto de renda nas próximas vezes, reúna esses comprovantes e converse com seu contador para saber se é possível aumentar a sua restituição a partir desses gastos gerados ao longo do ano anterior.

 

Para ter uma equipe especializada com você ou sua empresa quando o assunto é gestão contábil, fale conosco. Contamos com profissionais competentes, atualizados e que cuidam da saúde do seu dinheiro.

Conheça mais sobre o nosso trabalho e serviços no site www.escritoriodominio.com.br.