Porque o PIX deve ser utilizado por sua empresa e como seu contador deve contabilizar as transações

A nova forma de fazer pagamentos e transferências bancárias já começou a funcionar no Brasil. O PIX é um sistema instantâneo que permite que pessoas e empresas tenham mais facilidade nesse tipo de processo e claro, menos burocracia tanto para pagar ou receber dinheiro.

O PIX vem para modernizar os meios já existentes de transações bancárias. A diferença entre uma TED, um DOC, um boleto, uma transação no cartão de crédito em comparação com o PIX, além da agilidade, é a disponibilidade. TEDs e DOCs podem levar horas ou dias para finalizarem o processo, já com o PIX, o processo é instantâneo, pois o pagamento é feito em até dez segundos!

Entenda neste artigo como o PIX deve ser utilizado por sua empresa e como o seu contador deve contabilizar as transações realizadas através dele.

 

Porque o PIX deve ser utilizado por sua empresa

Quem é empresário tem muitas vantagens com o PIX. As transações feitas com ele são, geralmente, gratuitas e rápidas. Basta utilizar o QR Code ou a chave PIX, que fica disponível 24 horas em todos os dias da semana, independentemente de ser sábado, domingo ou feriado.

Aderir ao PIX para Pessoas Jurídicas tende a melhorar a experiência do cliente, além de simplificar o seu dia a dia como empresário. Mas lembre-se: é preciso ter uma conta digital na sua instituição financeira.

Veja outras vantagens em aderir ao PIX:

  • Pagamentos direto na conta: pagamentos poderão ser recebidos diretamente na conta da empresa, sem intermediários;
  • Segurança: utiliza tecnologias de criptografia, autenticação mútua e assinatura digital. O QR Code do PIX é muito mais difícil de ser fraudado;
  • Facilidade de recebimento e pagamento: além de receber mais rápido, você economiza tempo e dinheiro para pagar fornecedores, os salários dos funcionários, impostos e outras obrigações.

Vale destacar que mesmo utilizando o PIX é importantíssima a emissão de Nota Fiscal.

 

Como seu contador deve contabilizar as transações

Com o PIX, o contador assume uma grande responsabilidade ao lidar com os números da sua empresa. Afinal, as empresas e profissionais de contabilidade deverão escriturar cada transação realizada, constante no extrato bancário.

Assim como transferências bancárias e recebimentos das operadoras de cartão de crédito, você empresário, deverá explicar ao seu escritório ou profissional contábil, a que se refere cada valor lançado em seu extrato.

Criar uma cultura de organização financeira, em um momento de alta tecnologia bancária como o que estamos vivendo, não é mais uma questão de ser diferente, mas sim de ser sobrevivente.

Empresas que conseguirem registrar em softwares de gestão ou até mesmo em relatórios dos extratos bancários, as origens e destinos de seus PIXs, facilitarão a boa compreensão do prestador de serviços contábeis e a correta informação no balanço e demonstração do resultado, expedidos pela contabilidade.

 

Conforme o Banco Central, por enquanto para utilizar o PIX é necessário estar conectado à internet, mas já está previsto para 2021 uma forma de pagamento offline.

Nós, do Escritório Domínio, nos mantemos a par sobre essa e outras importantes mudanças que vêm acontecendo no mundo financeiro. Portanto, estamos preparados para assessorar as empresas que precisam de ajuda neste assunto.

Fale com nossa equipe pelos telefones (54) 3232.4740 ou (54) 3232.2651 e comece 2021 com a sua contabilidade em dia! Se preferir, envie um e-mail para contato@escritoriodominio.com.br.