Você já ouviu falar no termo estagflação? Isso acontece quando há uma situação simultânea de estagnação econômica e altas taxas de inflação. A estagflação prevista para 2022 já está gritando por planejamento financeiro e as empresas que iniciarem o ano com isso em prática, sem dúvida, são as que mais obterão sucesso em seus lucros.
Negligenciar o planejamento financeiro da sua empresa pode ser muito perigoso a longo prazo. É por isso que te convidamos a continuar a leitura deste artigo e, assim, repensar como você lida com essa questão todos os anos. Vamos lá?
O que é o planejamento financeiro?
Planejamento financeiro é um apanhado de informações com direcionamentos para apontar as melhores práticas e ferramentas de controle que garantirão um fluxo de caixa saudável e o cumprimento das metas propostas.
Infelizmente, é fácil de encontrar empresas consolidadas que não se preocupam em dar andamento ao planejamento financeiro anual depois de um certo tempo de sua fundação. Porém, vale lembrar que não seguir um planejamento financeiro pode acarretar diversos problemas, entre eles, a falta de direção e foco para os assuntos financeiros; a ausência de definição e de mensuração de métricas de gestão; a pouca adesão dos funcionários; os gastos excessivos de recursos; os preços incorretos de seus produtos ou serviços; entre outros.
Qual a importância do planejamento financeiro?
Quando não se é dada atenção para, pelo menos, um dos itens citados acima, isso compromete o caixa das empresas. Um dos maiores erros dos gestores é pensar que reservar um período do ano somente para fazer o planejamento financeiro é perda de tempo ou burocracia.
É preciso entender que para ver o crescimento saudável do negócio, é muito importante que haja dedicação e comprometimento ao planejamento financeiro e sua gestão do início ao fim.
Tomar decisões corretas vão fazer com que você consiga alcançar as metas e objetivos da empresa, ou seja, essa é a única e possível consequência de quem projeta suas finanças.
Ah! Isso tudo vale para pessoas físicas também, ok? Quando não cuidamos das despesas, não percebemos que o cafezinho depois do almoço impacta no orçamento pessoal e familiar.
Como fazer um planejamento financeiro?
Para iniciar o planejamento financeiro da sua empresa é importante, primeiro, seguir etapas. São elas:
- Identificação da situação da empresa
- Estruture as despesas
- Análise de mercado
- Defina objetivos e metas
- Revise os orçamentos dos seus serviços ou produtos
- Monitore o planejamento financeiro proposto
Dicas extras para fazer um planejamento financeiro
Vale destacar que empresas que adotam um planejamento financeiro anual levam vantagem em relação àquelas que não o fazem.
As previsões de inflação para 2022 pararam de subir, fixando-se em 5,02%, e com a desaceleração da atividade econômica prevista para esse ano, em razão de ser um ano eleitoral, é bom ficar atento e pensar em alternativas para diferentes cenários.
Conforme o economista Murilo Ferreira Viana para o setor produtivo, alguns pontos preocupantes desse contexto são o encarecimento das matérias-primas e a forte aceleração dos custos de energia e logísticos.
Para que sua empresa não sofra no futuro, repense a importância de elaborar um planejamento financeiro anual. Se você está com o seu em dia, mantenha-se focado e bom trabalho!
Para saber mais sobre este assunto e te ajudar nas melhores decisões para a sua empresa e negócios, conte com a equipe do Escritório Domínio. Entre em contato pelos telefones (54) 3232.4740 ou (54) 3232.2651. Se preferir, envie um e-mail para contato@escritoriodominio.com.br.